segunda-feira, 16 de junho de 2014

ESTUPIDEZ ARTIFICIAL

Um título forte para um projeto de pesquisa no MIT, mas é nisto que o professor e gestor de fundos de investimentos Andrew Lo está trabalhando atualmente.

Neste vídeo entrevista de 02/05/14 com Consuelo Mack da Wealthtrack, Lo comenta que entender como os investidores cometem erros automaticamente e como seus portfólios de investimentos estão sujeitos a estes erros é um modo para se chegar a um “antídoto” para nos tornar “mais espertos”. 

Comenta que todos nós vamos perder dinheiro com investimentos (se já não perdemos). Só a título de exercício quantos de nós já não comprou algo na máxima (mais caro) e depois vendeu na mínima (mais barato)?

O projeto de pesquisa tenta identificar as tendências naturais dos indivíduos e compará-las com resultados a fim de verificar quando essas tendências foram benéficas e quando foram prejudiciais. Identificar o que é a estupidez artificial e tentar fazer o oposto.

No projeto identificou 11 tipos diferentes de cognição humana que são prejudiciais para os investimentos e comenta que um dos maiores erros é demorar demais para sair de uma posição perdedora após uma grande queda do mercado, pois além de fazê-lo perder capital isso faz com que demore mais tempo para voltar a ter confiança e reinvestir seu dinheiro, podendo fazê-lo perder grandes oportunidades.

Um antídoto para este comportamento é estabelecer o rebalanceamento automático/periódico  a fim de evitar reagir emocionalmente à volatilidade do mercado.

Lo é a favor da diversificação, mas alerta que o investidor deve analisar sua tolerância a perdas/riscos e montar um portfólio compatível com seus objetivos, necessidades, idade, tolerância a falta de liquidez e circunstâncias. A cesta de investimentos pode incluir (mas não se limitar a): ações, contratos futuros, ETFs, Títulos públicos, moedas, commodities.

Não é possível prever as catástrofes, mas é importante saber identificar se o ambiente de mercado está normal (volatilidade média) ou anormal (volatilidade alta/acima da média), pois em tais ambientes as ações podem não ser bons negócios para se expor ou deve-se reduzir esta exposição.


#Ficaadica: assista a entrevista em inglês em http://www.youtube.com/watch?v=tMutcOTeSaY 


------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Andrew Lo, professor de finanças e diretor do laboratório de engenharia financeira no MIT Sloan School Of Management (http://www.argentumlux.org/home-42.html ), e Chairman & Chief Investment Strategist do Alphasimplex Group (http://www.alphasimplex.com/)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui