sábado, 7 de abril de 2018

CÓDIGOS ÍNDICE E DÓLAR

Traders,

Esse é um post a ser guardado para consultas posteriores.


Abaixo segue um quadro resumo com os códigos do índice e dólar futuros nos seus respectivos meses.

Dolar vence todo primeiro dia útil do mês, ou seja, no último dia útil do mês o próximo contrato já começa a ter boa liquidez/negociação.


O Índice a troca é com menor frequência, 6x por ano, e ocorre mais para o meio do mês, na quarta-feira mais próxima do dia 15, ou seja, 1 dia antes o próximo contrato passa a ser mais negociado.


Lembrem de atualizar as plataformas de negociação, robos, planilhas etc.
 




IBOV
Lembrando que a carteira teórica do IBOV é atualizada nos meses de janeiro, maio e setembro, entrando em vigor na primeira segunda-feira do mês
inicial de vigência. As prévias das novas composições são divulgadas :

*Primeiro dia útil do mês anterior ao de início de vigência da nova carteira;

*Pregão seguinte ao dia 15 desse mês; e

*Último dia de vigência da carteira anterior. 

4 comentários:

  1. Bom dia Lex, vc sabe dizer se no índice futuro (normal, não daytrade) a apuração do resultado é somando os ajustes mês a mês mesmo se não for fechada a posição? Pois uns dizem que sim, outros dizem que somente quando há encerramento ou diminuição da posição. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Olá Lee J,

    Não entendi sua dúvida. Apuração de qual resultado ? Se vc fizer uma posição, diariamente será 'ajustado', ou seja, se tiver comprado e o ajuste foi acima do seu preço médio da posição, você recebe, o contrário é debitado da sua conta e caso esteja vendido e o ajuste for abaixo do preço médio da sua posição, vc recebe e caso contrário é debitado da sua posição.

    Você possui um Agente Autônomo de Investimento na sua corretora ? Já experimentou ligar lá para sanar essas dúvidas ?

    Att,
    Lex.

    ResponderExcluir
  3. Bom dia, a dúvida seria para apuração da DARF do índice futuro quando há carrego de mais de um mês. Realmente é fácil saber o quanto ganhamos/perdemos mas minha dúvida seria quando carregamos um contrato por vários meses, se deve-se apurar apenas quando é fechado o(s) contrato(s) OU no término de cada mês (e o carrego continua). Por exemplo, comprei 1 contrato WINJ em fevereiro e só fechei em abril antes de vencer. Então devo apurar DARF sobre ela somente em abril ao encerrar posição (somando todos os ajustes desde o início do long) ou a cada fechamento de mês, somando os ajustes do mês (de fevereiro e pagando darf; de março e pagando darf; e de abril e pagando darf), portanto, potencialmente, pagar 3 DARFs. Matematicamente o valor pago seria o mesmo nos dois casos mas como a Receita Federal quer que seja feita? Essa é minha dúvida. Sobre AAI, não tenho pois opero pela CLEAR.rsrs Obrigado pela resposta.

    ResponderExcluir
  4. Olá Lee J,

    Não sei te responder. Recomendo procurar pessoal especializado. Uma regra geral é recolher até o ultimo dia útil do mês subsequente ao fato gerador do imposto.

    Numa pesquisa rápida pelo Youtube encontrei esse vídeo. Veja se te ajuda : https://www.youtube.com/watch?v=MNFywj-xEsY

    Caso descubra a resposta compartilhe aqui, assim mais pessoas podem ficar sabendo.

    Att,

    Lex

    ResponderExcluir

Identifique-se e comente aqui