sexta-feira, 11 de setembro de 2015

ESTUDO TÉCNICO - ENGOLFOS

Os traders que utilizam "candles" para operar no mercado de renda variável já devem ter ouvido falar nos padrões de reversão conhecidos como "engolfos" ! 

Para aqueles que ainda não conhecem vou descrever abaixo um pouco da teoria, um teste que fiz no dólar futuro DOLV15 no dia de hoje (sexta-feira , 11/09/15) e algumas estatísticas.

Primeiramente gostaria de definir os padrões para aqueles que ainda não estão familiarizados com os mesmos ou para aqueles que gostariam de revisar algum detalhe técnico.

As definições que usei aqui fazem parte do livro "Profitable Candlestick Trading" do Stephen W. Bigalow.

Segundo o autor, existem dois tipos de engolfos: os de alta e os de baixa. 


 ENGOLFO DE ALTA 
O engolfo de alta é um importante padrão de reversão, composto por 2 candles de cores opostas que ocorre após uma tendência de baixa. A abertura do candle de alta fica abaixo do fechamento do candle anterior e o fechamento fica acima da abertura do candle anterior, de modo que o candle de alta "engolfa" (envolve) completamente o candle de baixa. O engolfo pode apresentar a abertura ou o fechamento igual ao candle anterior, mas não ambos ao mesmo tempo, apenas um deles por vez.





Critérios
  • O corpo real do segundo candle deve envolver completamente o corpo do candle anterior. As sombras não são levadas em conta.
  •  Os preços devem apresentar uma tendência prévia de baixa, mesmo que num curto prazo.
  • O corpo do segundo candle tem cor oposta ao do primeiro candle, tendo o candle anterior a cor da tendência prévia (de baixa). A exceção a essa regra ocorre quando o candle envolvido for um "Doji" (abertura=fechamento) ou apresentar um corpo real extremamente pequeno.


 Sinais Confirmatórios
  • Um grande corpo real envolvendo um corpo real pequeno. O candle anterior demonstra que a tendência está funcionando a todo vapor. O corpo real grande do candle seguinte pode demonstrar que uma nova direção iniciou com força.
  • Quando o padrão de engolfo ocorre após um movimento brusco de queda, haverá menor oferta de ativos para reduzir o movimento de reversão. Um movimento rápido faz com que o preço do ativo fique esticado e aumenta o potencial de realizar lucros.
  • Um volume alto na barra de engolfo aumenta as chances da reversão.
  • O corpo real do candle envolvendo mais de um corpo real de candles anteriores demonstra força da reversão.
  • Se o corpo envolver o corpo e as sombras do candle anterior, maior serão as chances de uma reversão forte.

Psicologia do Padrão
Após uma tendência de baixa, o preço abre abaixo do fechamento anterior. Antes de completar o candle, os compradores tomam o controle e movem os preços acima de onde abriu o candle anterior. Assim a emoção (o psicológico) da tendência foi alterada. 








 ENGOLFO DE BAIXA 
O engolfo de baixa é um importante padrão de reversão, composto por 2 candles de cores opostas que ocorre após uma tendência de alta. A abertura do candle de baixa fica acima do fechamento do candle anterior e o fechamento fica abaixo da abertura do candle anterior, de modo que o candle de baixa "engolfa" (envolve) completamente o candle anterior de alta. O engolfo pode apresentar a abertura ou o fechamento igual ao do candle anterior, mas não ambos ao mesmo tempo, apenas um deles por vez.







Critérios
  • O corpo real do segundo candle deve envolver completamente o corpo do candle anterior. As sombras não são levadas em conta.
  • Os preços devem apresentar uma tendência prévia de alta, mesmo que num curto prazo.
  • O corpo do segundo candle tem cor oposta ao do primeiro candle, tendo o candle anterior a cor da tendência prévia (de alta). A exceção a essa regra ocorre quando o candle envolvido for um "Doji" (abertura=fechamento) ou apresentar um corpo real extremamente pequeno.

Sinais Confirmatórios
  • Um grande corpo real envolvendo um corpo real pequeno. O candle anterior demonstra que a tendência está a todo vapor. O corpo real grande pode demonstrar que uma nova direção iniciou com força.
  • Quando o padrão de engolfo ocorre após um movimento forte/rápido de alta, haverá menor oferta de ativos para frear o movimento de reversão. Um movimento rápido faz com que o preço do ativo fique esticado e aumenta o potencial de realizar lucros e de um pullback.
  • Um volume alto na barra de engolfo aumenta as chances da reversão.
  • O corpo real do candle envolvendo mais de um corpo real de candles anteriores demonstra força da reversão.
  • Se o corpo envolver o corpo e as sombras do candle anterior, maior serão as chances de uma reversão forte.
  • Quanto maior for a abertura em gap de alta, maior a probabilidade de uma reversão forte.

Psicologia do Padrão
Após uma tendência de alta, o preço abre acima do fechamento anterior. Antes de completar o candle, os vendedores tomam o controle e movem os preços abaixo de onde fechou o candle anterior. Assim a emoção (o psicológico) da tendência foi alterada. 



Após essa breve introdução técnica, vamos ao estudo.




 PREMISSAS DO ESTUDO 
O ativo escolhido foi o contrato de dólar futuro mais negociado no mês (DOLV15). O tempo gráfico escolhido foi o 2 minutos, pois os stops ficam relativamente mais "curtos", também com o intuito de gerar mais oportunidades de trades além de de um tempo "suficiente" para identificar padrões e colocar as ordens.  Após identificado um engolfo de alta (operação comprada), a entrada proposta foi 0,5 ponto acima da máxima do candle envolvente com stop inicial 0,5 ponto abaixo da mínima do mesmo. Assim que o trade foi acionado e evoluiu a favor, o stop foi movido 0,5 ponto abaixo da mínima do candle seguinte até ser "stopado". O inverso para o engolfo de baixa (operação vendida): assim que identificado um padrão de engolfo de baixa, foi proposta uma venda 0,5 ponto abaixo da mínima do candle envolvente com stop inicial 0,5 ponto acima da máxima deste candle. Assim que o trade foi acionado e andou a favor, o stop foi movido 0,5 ponto acima da máxima do candle seguinte até ser "stopado".



 RESULTADOS 
Foram identificadas 16 entradas sendo 10 engolfos de alta e 6 de baixa. 

Dessas 16 entradas, 11 geraram gain (lucro) e 5 geraram loss (prejuízo), sendo que um desses foi uma "violinada", ou seja, acionou o stop e logo na sequencia o trade evoluiu com gain de +3 pontos (mas para o estudo foi anotado o loss). 

A soma dos gains foram 63 pontos, média de 5,7 pontos por trade e a soma dos losses foi de -7 pontos, média de -1,4 ponto por trade, gerando uma boa  relação ganho/risco acima de 4:1.

A máxima sequência de loss (drawdown) foi de 3,5 pontos (1 trade) e a máxima sequência de gain foi de 27 pontos (3 trades). 

O resultado máximo acumulado no dia foi de +59 pontos e o fechamento do dia foi com +56 pontos de dólar.




Abaixo a tabela resumo dos resultados:



Ao longo do dia foram identificados engolfos que não foram acionados, além de engolfos com abertura e fechamentos iguais ao candle anterior, o que pela teoria do Bigalow não caracteriza tecnicamente um engolfo.

No final do dia, foi destacado um padrão "raro" de 2 "gravestones dojis" que perderam a mínima gerando um resultado de +5,5 pontos (porém esse não foi contabilizado no estudo pois o foco era somente os padrões de engolfo). 

Abaixo o gráfico com a identificação dos padrões. Clique na imagem para amplia-la e dar um zoom nas anotações.





 PONTOS IMPORTANTES 
Como o estudo foi feito em tempo real acompanhando o mercado candle a candle, notei alguns pontos que devem ser observados:

  • Atenção para identificar corretamente um engolfo de alta ou de baixa, principalmente porque devem ser respeitados os critérios técnicos, tais como a perna anterior, por exemplo, só é engolfo de alta se ocorrer depois de uma queda, e vice-versa.
  • Agilidade para boletar a entrada e o stop. Como alternativa, pode ir preenchendo previamente as boletas e disparar assim que fechar o candle com ordem start por exemplo.
  • Perder o stop enquanto estiver atualizando nas viradas dos candles.
  • Tanto a técnica de saída total em alvo fixo de 10 pontos ou o stop (o que ocorrer primeiro), quanto a técnica de realização parcial em 10 pontos e o restante saindo no stop indicado não geraram resultado melhor no dia de hoje.
  • Uma opção que pode ser levada em conta é a questão de parar de negociar caso ocorram "stops consecutivos" (por exemplo 2 ou 3 , um na sequencia do outro) ou se estes atingirem um limite pré-definido para o dia, como por exemplo -10 pontos. A função do stop é proteger seu capital e consequentemente funciona como uma blindagem emocional, pois se o stop foi acionado isso pode significar que ou a leitura do mercado não estava adequada ou ativo/timeframe não estão amigáveis ao padrão técnico usado ou o mercado mudou de "intenções" entre compradores e vendedores. Em ambos os casos o stop tem a função de te proteger caso não ocorra um evento extraordinário, como um leilão, e ele seja "pulado". Nesse caso, uma postura técnica seria zerar a posição saindo a mercado assim que possível, pois não sabemos se o mercado voltará aos patamares de preços anteriores. Pode ser que sim, mas também pode ser que não.
  • Muitos traders restringem o horário para operar dolar somente pela manhã, pois é o período do dia que apresenta maior liquidez, uma vez que é nesse período que são colhidas cotações para a formação da PTAX do dia, além da divulgação da maioria dos dados econômicos importantes dos Estados Unidos, tais como o ADP (toda 1ª quarta-feira do mês) e o Payroll (1ª sexta-feira do mês). O resultado do estudo foi em linha com essa premissa, uma vez que no período da manhã o resultado acumulado foi de +45,5 pontos em 9 trades, enquanto que no restante da tarde foi de +10,5 pontos em 7 trades. Lembrando que estamos usando como amostra o dia após o downgrade anunciado pela Standard & Poors, fato esse que com certeza adicionou volatilidade ao mercado de renda variável. Por falar nisso fiz um post sobre o dayafter (clique aqui para ler).



 DISCLAIMER 
Esse é apenas um estudo de um padrão de reversão, com fins didáticos. De forma alguma representa recomendação de compra/venda ou de estratégia operacional. O tamanho da amostra é pequeno para tirar conclusões definitivas sobre o uso do padrão neste ativo. Cada trader é responsável por seus resultados. Operar derivativos pode gerar perdas acima do capital investido. Se não se sente confiante em operar, busque auxílio de pessoal autorizado pela CVM.

Qualquer dúvida, correção, crítica, sugestão ou elogio que queiram manifestar podem deixar no campo de comentários abaixo.

21 comentários:

  1. Excelente material educacional e ótima didática!

    ResponderExcluir
  2. Obrigado Fernando pela visita e pelo elogio.
    :)

    ResponderExcluir
  3. Show de bola! Estava precisando de um estudo como esse. Parabens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, obrigado pelo elogio e que bom que tenha ajudado de alguma forma. No blog tem mais conteúdo gratuito para quem está estudando renda variável e renda fixa (tesouro direto). Fique a vontade para pesquisar.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Olá Karen. Muito obrigado pela visita e pelo elogio.
      Abs.

      Excluir
  5. Muito bom Lex. Parabéns pelo conteúdo. Abc

    ResponderExcluir
  6. Muito bom ! Minha 1ª vez por aqui, mas não a última com certeza!

    ResponderExcluir
  7. Muito bom conteúdo. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  8. Muitíssimo bom Lex. Agora uma dúvida. Muitos trades consideram sim o engolfo pelas sombras. Vc chegou a observar dessa maneira? Eu inclusive uso uma coloração levando em conta tanto o corpo quanto as sombras, mas não cheguei a fazer um estudo ainda.

    ResponderExcluir
  9. Parlodsl,

    Obrigado pelo elogio.

    Arriscaria dizer que uma maioria de traders consideram somente o corpo real para essas questões de 'engolfo' (tanto de baixa, quanto de alta). Isso talvez pelo peso (maior) dado ao preço de fechamento dos candles (barras) e como a abertura de um novo candle 'geralmente' coincide com o fechamento anterior (ou fica próxima), esses dois dados (abertura e fechamento) tenham mais 'prestigio' nessa situação.

    Mas, na minha humilde opinião, isso não impediria de estudar/analisar/usar os preços extremos de máxima e mínima no caso dos engolfos e como se trata de superação de extremos isso 'poderia' indicar até maior força.

    Caso realize algum estudo sobre isso, poste aqui seus achados, se quiser compartilha-los.

    Att,
    Lex.

    ResponderExcluir

Identifique-se e comente aqui