sábado, 1 de fevereiro de 2014

IBOV - Semana 5 - 2014

Apesar de ter fechado a sexta-feira em alta de 0.83%, aos 47.638 pontos, o índice IBOV acumulou queda de -7.51% no mês. Pior janeiro desde 1995 (quando índice caiu -10.77%), posto este antes ocupado por jan/2005 quando o índice caiu 7.05%.



Enquanto a maioria dos índices estão em queda em direção a fundos anteriores, os relacionados a imóveis já os perderam (circulados).




Alguns dos papéis que mais se valorizaram este ano foram: BTOW3 (+52%), HRTP3 (+27%), OIBR3 (+27%), OGXP3 (+25%) e COCE5 (+14%).

Alguns dos papéis que foram destaque na queda este ano: LCAM3 (-30%), SLED4 (-23%), CSNA3 (-22%), PMAM3 (-19%) e RAPT4 (-19%).

O Ouro 250g BMFBovespa (OZ1D) valorizou-se 6.73%.

A moeda norte americana, como era de se esperar, valorizou-se (2.16%). No gráfico abaixo, pode-se ver que o dolar vem se valorizando desde set/11 e a alta nos últimos 3 meses superam 10.5% . Ainda restam cerca de USD 3 tri de incentivos a serem removidos do mercado pelo FED. Vocês acham que isso fará o dolar se valorizar? Para ajudar no raciocínio lembre da lei da Oferta x Procura, quanto menor oferta (de dolar) para uma mesma demanda os preços tendem a subir. Vamos acompanhando e olhando os fundos de câmbio nos bancos que cobram baixa taxa de administração e performance, como os do Bando do Brasil por exemplo.






Alguns títulos públicos brasileiros já pagam 7% de juros reais (acima da inflação) e 13% nos títulos pós fixados.

Realmente está parecendo que esse ano vai ser da renda fixa e do dólar.

Destaques Positivos da Semana

  • Início da temporada de divulgação de resultados 4T13.
  • B2W (BTOW3) recebe investimento do Fundo Tiger Global  e do grupo controlador o 3G (R$ 2.38bi).
  • A Providência (PRVI3) informou na véspera a venda de 71,25% do seu capital para o grupo americano Polymer
  • Última reunião do FED com Bem Bernanke como presidente e o tapering continua. Novo corte de USD 10bi na recompra de bonds americanos. Agora serão injetados “somente” USD 65Bi/mês e no próximo terá mais cortes. Ainda restam cerca de USD 3 tri a serem removidos do mercado.
  • Foi relatado a menor taxa de desemprego de toda a série histórica (desde mar/02).
  • Continua a disputa pelo controle da HRTP entre Tanure e Discovery.
  • BM&F Bovespa concluiu seu programa de recompra de ações com 5 meses antes do fim do prazo (jun/14) e encaminhou ao Conselho proposta de novo programa de recompra.



Destaques Negativos da Semana

  • Relatório Focus da semana teve mais previsões “pessimistas”: mais inflação (IPCA >6%), menos crescimento do PIB (<2%) e taxa de juros mais caras (Selic 11%).
  • VIX (indicador do “medo”) subiu semana passada 45.8% e nesta semana mais um pouco (1.49%) fechando a 18.41.
  • Governo chinês teve de socorrer uma trust e uma mina de carvão (quebradas).
  • Onda de suicídios de banqueiros (da Russel Investiments, do JP Morgan europeu, e de ex- Deutsche Bank)
  • Reservatórios das hidrelétricas até não estão tão baixos como no ano passado, mas consumo aumentou e demanda das térmicas está aumentando.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui