quarta-feira, 12 de julho de 2017

INDICADOR CCI - COMMODITY CHANNEL INDEX

Introdução

Desenvolvido por Donald Lambert e lançado na revista Commodities em 1980, o CCI - Commodity Channel Index é um indicador (do tipo oscilador) versátil que pode ser utilizado para identificar uma nova tendência ou avisar sobre condições extremas/perigosas. Lambert originalmente desenvolveu o CCI para identificar mudanças cíclicas nas commodities, porém o indicador pode ser aplicado com sucesso nos índices, ETFs, ações, e outros ativos. No geral, o CCI compara o nível de preço atual com uma média de preço de um determinado período de tempo. O CCI fica relativamente “alto” quando preços estão acima da sua média e “baixo” quando os preços estão relativamente menores que sua média. Dessa maneira, o CCI pode ser utilizado para identificar níveis de sobrecomprado (comprado demais) e sobrevendido (vendido demais).



Cálculo
No exemplo abaixo foi definido um período de 20 para calcular o Commodity Channel Index (CCI). Esse mesmo período (20) é aplicado para os cálculos da média móvel simples e do desvio médio.



CCI = (Ponto de Pivot - MMA(20) do PP) / (0,015 x Desvio Médio)


Ponto de Pivot (PP) = (Máxima + Mínima + Fechamento)/3


Constante = 0,015



São quatro passos para se calcular o desvio médio. Primeiro, subtrai-se o valor mais recente da MMA(20) do ponto de pivot para cada período. Segundo, guarda-se os valores absoluto desses cálculos. Terceiro, soma-se os valores absolutos. Quarto, divide-se pelo número total de períodos (no caso 20).



Lambert definiu a constante de 0,015 a fim de garantir que aproximadamente 70 a 80% dos valores do CCI fiquem entre -100 e +100. Essa porcentagem depende no período escolhido para os cálculos. Um período menor (p.ex. 10) será mais volátil com menor porcentagem de valores ente -100 e +100. Por outro lado, um período mais longo (p.ex. 40) terá maior porcentagem de valores entre +100 e -100.








Interpretação

O CCI mede a diferença entre a variação dos preços de um ativo e a variação do seu preço médio. Leituras positivas e altas indicam que os preços estão bem acima da sua média, o que é indicativo de força . Leituras negativas indicam que os preços estão abaixo da sua média, indicando fraqueza.

O Commodity Channel Index (CCI) pode ser utilizado como um indicador coincidente ou adiantado (leading indicator). Como indicador coincidente, preços acima de +100 refletem força na ação dos preços que podem indicar o inicio de uma tendencia de alta. Leituras abaixo de -100 refletem fraqueza da ação dos preços a qual pode indicar o início de uma tendência de baixa.

Como um indicador adiantado, grafistas podem identificar áreas sobrecompradas ou sobrevendidas as quais podem antecipar indicando reversão á media. Igualmente, divergências de alta ou de baixa podem ser usadas para identificar mudança no momentum dos preços e antecipar reversões de tendência.



O Início de uma Nova Tendência

Conforme indicado abaixo, a maioria dos movimentos do CCI ocorre entre -100 e +100. Uma leitura que exceda essa faixa indica uma força ou fraqueza fora do comum a qual pode indicar um movimento mais longo. Pense sobre esses níveis como filtros de alta (bullish) ou de baixa (bearish). Tecnicamente o CCI favorece os touros quando positivo e os ursos quando negativo. Contudo, os cruzamentos da linha zero podem gerar sinais “falsos” ou zigue-zagues. Embora os pontos de entrada vão demorar mais pra acontecerem, acima do +100 para um sinal de compra e abaixo do -100 para um de venda tendem a reduzir tais eventos.

O gráfico abaixo é da Caterpillar (CAT) com CCI de 20 períodos . Vemos 4 sinais de tendência dentro de um período de 7 meses. Obviamente, o CCI(20) não é adequado para sinais de longo prazo. Grafistas precisam utilizar gráficos semanais ou mensais para sinais de longo prazo. A ação formou um topo em 11/jan e reverteu. O CCI moveu abaixo dos -100 em 22/Jan (8 pregões mais tarde) indicando o início de um movimento mais longo. Similarmente,a ação fez fundo em 8/fev e o CCI moveu acima do +100 em 17/fev (6 pregões a frente) indicando o início de um movimento longo. O CCI não indica exatamente o topo e o fundo, porém pode filtrar movimentos insignificantes e focar nos mais longos.




CCI disparou um sinal de compra quando a CAT ultrapassou 60 em Junho. Alguns traders consideraram a ação sobrecomprada e a relação risco/retorno desfavorável nesses níveis. Com o sinal de compra a todo vapor, o foco deveria estar em setups de compra com uma boa relação risco-retorno. Note que a ação retraiu por volta de 62% do ultimo movimento de alta e formou uma bandeira no final de junho. O rompimento da bandeira gerou outro sinal de alta com o CCI ainda em modo compra.



Comprado Demais / Vendido Demais

Identificar níveis de comprado demais ou vendido demais pode ser complicado com o Commodity Channel Index (CCI), ou outro indicador de momentum. Primeiro, porque o CCI é um indicador sem limites. Teoricamente, não existe limite superior nem inferior. Isso torna subjetivo a definição de região de comprado demais e vendido de mais. Segundo, as ações podem continuar a se mover após o indicador se tornar comprado demais. Da mesma forma, as ações podem continuar a cair após um indicador se tornar vendido demais.

A definição de vendido demais e comprado demais varia no Commodity Channel Index (CCI). Num range os níveis ±100 podem funcionar, porém níveis mais extremos podem ser necessários para outros tipos de mercado. Níveis de ±200, ±300 são muito mais difíceis de serem atingidos e mais representativos nessa indicação. Selecionar níveis comprado/vendido demais também depende da volatilidade do ativo. Os níveis do CCI para um ETF de índice, com o SP500/SPY, normalmente serão menores que a maioria das açoes , tais como a Google.





O gráfico acima mostra a Google (GOOG) com o CCI(20). Foram adicionadas linhas horizontais nos níveis ±200. No início de fevereiro até outubro (2010), Google ultrapassou ±200 pelo menos 5 vezes.As linhas tracejadas e vermelhas mostram quando o CCI perdeu o nível +200 e as verdes quando CCI superou -200. É importante aguardar que esses cruzamentos reduzam de intensidade antes de iniciar a tendencia. Contudo, tal sistema não é à prova de falhas. Note como a ação da Google continuou subindo mesmo após CCI ter atingido o nível de comprado demais no meio de setembro e perder o -200.



Divergências de Alta e de Baixa

As divergências indicam potenciais pontos de reversão uma vez que o momentum não confirma a direção do preço. Uma divergência de alta ocorre quando o ativo faz nova mínima e o CCI uma minima mais alta, a qual indica menor força do momentum. Uma divergência de baixa ocorre quando o ativo faz nova máxima e o CCI uma máxima mais baixa, a qual indica menor força do momentum. Antes de ficar muito animado com as divergências como indicador de reversão, note que divergências podem ser insignificantes numa forte tendencia. Em uma forte tendencia de alta podem surgir várias divergências de baixa antes de um topo se materializar. Por outro lado, divergências de alta frequentemente aparecem numa longa tendencia de baixa.

Confirmação é a palavra chave para as divergências. Enquanto as divergências refletem uma mudança do momentum que pode antecipar uma mudança de tendência, grafistas devem definir um ponto de confirmação no CCI ou nos preços. Uma divergência de baixa pode ser confirmada após a perda da linha zero no CCI ou a perda de um suporte no gráfico de preços. Por outro lado, uma divergência de alta pode ser confirmada após a superação da linha zero no CCI ou a ruptura de uma resistência no gráfico de preços.




O gráfico acima é da United Parcel Service (UPS) com um CCI(40). Um período maior, 40 x 20, foi usado para reduzir o efeito da volatilidade. Há 3 divergências num período de 7 meses, o que é pouco para esse período. Primeiro, UPS fez novas máximas no início de maio, porém o CCI não ultrapassou sua máxima de março formando uma divergência de baixa. A perda de um suporte no gráfico de preços e o movimento do CCI para o lado negativo também confirmam a divergência alguns dias mais tarde. Segundo, uma divergência de alta formou-se no início de julho assim que os preços formaram uma mínima mais baixa, porém o CCI formou uma mínima mais alta. Essa divergência foi confirmada com o CCI rompendo para o lado positivo. Note também que a UPS preencheu o gap do final de junho no início de julho. Terceiro, uma divergência de baixa formou-se no início de setembro e foi confirmada quando o CCI passou para o lado negativo. A pesar da confirmação pelo CCI, o preço nunca rompeu o suporte e a divergência não resultou numa reversão de tendência. Nem todas divergências produzem bons sinais.



Conclusões

O CCI é um indicador versátil que pode ser usado para identificar níveis de comprado/vendido demais ou reversões de tendência. O indicador se torna comprado/vendido demais quando atinge níveis extremos. Esses extremos dependem das características do ativo e do range histórico do CCI. Ativos voláteis requere extremos maiores que ativos menos voláteis. Mudanças de tendências podem ser identificadas quando o CCI cruza limites específicos entre zero e 100. Independentemente de como o CCI é utilizado, grafistas deveriam usar o CCI em conjunto com outros indicadores ou análise de preços. Outro indicador de momentum pode ser redundante, porém o OBV (On Balance Volume) ou o Acumulação/Distribuição (A/D) podem adicionar valor às análises e aos sinais do CCI.



Setups (mercado americano)

CCI Vendido Demais numa Tendência de Alta

*Ação deve estar acima da média móvel simples de 200 períodos.

*CCI(20) deve cruzar de baixo para cima a linha -200.

*Média móvel simples de 20 períodos do volume diário deve estar acima de 40.000

*Média móvel simples de 60 períodos do fechamento deve estar acima de 20.





CCI Comprado Demais numa Tendência de Baixa

*Ação deve estar abaixo da média móvel simples de 200 períodos.

*CCI(20) deve cruzar de cima para baixo a linha +200.

*Média móvel simples de 20 períodos do volume diário deve estar acima de 40.000

*Média móvel simples de 60 períodos do fechamento deve estar acima de 20.




Fontes de Consulta

John Murphy (Technical Analysis of the Financial Markets) tem um capítulo dedicado a osciladores de momentum e seus vários usos. Murphy cobre os pros e contras assim como alguns exemplos específicos do Commodity Channel Index.



Martin Pring (Technical Analysis Explained by Martin Pring) mostra o básico dos indicadores de momentum em relação ás divergências, cruzamentos e outros sinais. Há 2 outros capítulos cobrindo indicadores de momntum com vários exemplos.


Site

http://www.trading-naked.com/Woodie.htm

https://www.youtube.com/watch?v=Q4YZ-hEad9Q




--------------------------------------------------------------------------------------------------------------

3 comentários:

  1. Muito legal sua analise Lex, ja viu a nova novidade da nelogica? IFH (indice de força harmonica).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rivas,
      Obrigado pelo elogio.
      Quanto ao IFH, estou assistindo a gravação do webinário com o Scott Carney.

      Abs,
      Lex.

      Excluir
  2. LEX, EU JÁ HAVIA COMPRADO UM CURSO DE PROGRAMAÇÃO, E NÃO DESMERECENDO O MESMO, MAS DEPOIS QUE CONHECI SEU CANAL AQUI NO YOUTUBE, TENHO APRENDIDO MUITO MAIS COM SEUS VIDEOS QUE SÃO BEM DIDÁTICOS E NÃO DEIXAM NENHUMA DÚVIDA, DO QUE COM O CURSO EM SI QUE COMPREI. PARABÉNS POR TODO CONTEÚDO DE VALOR QUE VC TEM PASSADO COM SEUS VIDEOS. SOU SEU FÃ!!! APENAS SE INSCREVER E DÁ UM LIKE NOS SEUS VIDEOS, AINDA ACHO POUCO PELA QUALIDADE DE CONTEÚDO QUE VC DISPONIBILIZA PRA TODOS NÓS. VC MERECE TUDO DE BOM POR ESSA ATITUDE. TAMBÉM USO BASTANTE O CCI COMO BASE NAS MINHAS DECISÕES DE COMPRA E VENDA. E COM ESSA AULA ABRI AINDA MAIS A VISÃO SOBRE ESSE INDICADOR FANTÁSTICO. SÓ UMA PERGUNTA: QUAL ESSE CCI QUE VC ESTÁ USADO AI? (LEX_CCI[14]) ´SERIA POSSÍVEL VC DISPONIBILIZAR OU VENDER ESSE INDICADOR COM ESSA REGRA DE COLORAÇÃO? DESDE JÁ AGRADEÇO!!!! zefilho.trader.profissional@gmail.com

    ResponderExcluir

Identifique-se e comente aqui