terça-feira, 9 de agosto de 2016

AJUSTE DIÁRIO

Nos mercados futuros (dolar, índice,taxa de juros DI, cupom cambial,commodities) as posições em aberto são "ajustadas" de um dia para o outro a fim de minimizar inadimplências, apurando perdas ou ganhos,  gerando um crédito ou débito na conta do investidor de acordo com o tipo de operação (comprada ou vendida) , seu preço médio em relação ao ajuste do dia e a quantidade de contratos da posição em aberto. É como se a posição aberta no fim do dia (comprada / vendida)  fosse "encerrada" (vendida / comprada) no preço do ajuste e o respectivo lucro / prejuízo fosse creditado / debitado na conta do investidor em D+1 (no próximo dia útil).

A fim de facilitar o entendimento fiz o quadro resumo abaixo indicando que se determinado investidor possui uma posição comprada com preço médio abaixo do valor do ajuste, em relação aquele dia, receberá um crédito na sua conta, enquanto que outro com preço médio acima do ajuste terá um débito na sua conta. 

No dia seguinte, as posições, independentemente se compradas ou vendidas amanhecem no mesmo preço do ajuste do dia anterior.








Antes de fazer as operações, entre em contato com a corretora para entender a mecânica operacional da zeragem de posição, e quando for finalizar a operação, importante conversar também com a corretora (mesa) para verificar se saiu tudo conforme o esperado, a fim de evitar surpresas desagradáveis no extrato posteriormente.



Para consultar os preços de ajuste, pesquise em: http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/historico/mercado-de-derivativos/ajustes-do-pregao/


Para mais informações pesquise em: http://lojavirtual.bmf.com.br/LojaIE/portal/pages/pdf/Apostila_PQO_Cap_05_V2.pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui