quarta-feira, 29 de junho de 2016

Estatísticas : Dolar & Índice Futuros

É importante conhecer o ativo que você opera. Uma das maneiras é manter uma planilha atualizada com os números importantes do dia, tais como: abertura, máxima, minima, ajuste etc. Posteriormente, um pouco de imaginação, algumas perguntas e fórmulas obtém-se um resumo de como os ativos variam em média. 

Os Estatísticos podem criticar esse estudo (e com razão) pois , além da amostragem pequena, para uma "coisa" que não tem distribuição normal esse trabalho todo pode não servir para nada. Porém , digo que sempre alguma lição tiramos dessas leituras e esses números podem nos ajudar na tomada decisões no dia-a-dia juntamente com outros fatores/informações.

Os números abaixo representam a variação (em pontos) do dólar e índice futuros. 

Médias simples, da variação do valor do ajuste do dia anterior até a abertura do dia seguinte, separado para valores positivos e negativos. 

Depois o mesmo procedimento entre ajuste do dia anterior e máx/min do dia. 

Por último, a variação do valor entre a abertura e a máxima e a minima do dia, isso quando a abertura é positiva/negativa em relação ao ajuste.

Deixei um exemplo com valores das cotações do dia 28/06/2016 (caracteres pretos) e as respectivas "projeções" em azul (para valores médios positivos) e em vermelho (para valores médios negativos).


    DOLAR



Abertura
O Dolar, em média, abre com +26 pontos em relação ao ajuste do dia anterior quando abre acima deste ou abre -21 pontos abaixo do ajuste. 

O máximo/minimo valores em dias positivos da abertura em relação ao ajuste do dia anterior: +86,5/+4.

O máximo/minimo obtidos na abertura quando foi abaixo do ajuste do dia anterior: -0,6/-43,5 pontos.



Máxima O valor de máxima do dia em relação ao ajuste do dia anterior foi, em média, +34 pontos (quando positivo) ou -19 pontos (quando negativo).

O máximo/minimo valores em dias positivos, da cotação máxima em relação ao ajuste do dia anterior foi de : +98/+8.

O máximo/minimo obtidos em dias negativos, da cotação máxima em relação ao ajuste do dia anterior foi de: +57/-38 pontos.


Mínima
O valor de mínima do dia em relação ao ajuste do dia anterior foi, em média, +5 pontos (quando positivo) ou -42 pontos (quando negativo).

O máximo/minimo valores em dias positivos, da cotação mínima em relação ao ajuste do dia anterior foi de : +15/-67.



O máximo/minimo obtidos em dias negativos, da cotação mínima em relação ao ajuste do dia anterior foi de: -12/-99 pontos.




Outros valores de máxima e minima foram calculados também em relação a abertura do mesmo dia. 

Máxima Se a abertura teve um valor positivo em relação ao ajuste do dia anterior a máxima teve média de +14 pontos da abertura, com valor máximo de +27,5 e minimo de +0,5 pontos. Quando a abertura teve um valor negativo em relação ao ajuste do dia anterior a máxima teve média de +28 pontos da abertura, com valor máximo de +75,5 e minimo de +3,5 pontos.


Mínima Se a abertura teve um valor positivo em relação ao ajuste do dia anterior a mínima teve média de -40 pontos da abertura, com valor máximo de -8,5 pontos e minimo de -86,5 pontos. Quando a abertura teve um valor negativo em relação ao ajuste do dia anterior a mínima teve média de -27 pontos da abertura, com valor máximo de -2,5 e minimo de -56,5 pontos.



     ÍNDICE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui