terça-feira, 8 de março de 2016

Prop Trading

Há um tempo o assunto de "Prop Tradings" ou "Proprietary Trading Firms" ou ainda "Mesa Proprietária" ganhou atenção da mídia especializada em investimentos, principalmente por conta da recente listagem de uma delas na bolsa de valores BMF & Bovespa.

Há um tempo também venho querendo escrever sobre o assunto, e hoje dei o start aqui no blog.

Segundo o site de uma delas, há algumas décadas atrás, provavelmente na época da bolha das ponto.com nos Estados Unidos, traders profissionais criaram um novo nicho no mercado financeiro, as Proprietary Trading Firms (Firmas de Traders Profissionais), que permitia estes traders utilizarem o capital elevado da firma para aumentarem seus lucros, sem a necessidade de depositar margem ou arriscar o seu capital próprio. 

Essas firmas  usam  capital próprio para extrair lucros do mercado através de “prop traders”, que nada mais são do que os traders que operam o capital destas firmas, exclusivamente em um tipo de mercado ou diversos, de acordo com cada firma, além de se aproveitar do elevado número de traders para reduzir custos operacionais contratando pacotes atraentes de softwares, margens operacionais e taxas de corretagens mais “baratas”. 

Muitas dessas empresas focam no treinamento e desenvolvimento de seus traders, alocando capital próprio entre eles para ser investido no mercado financeiro. Esse treinamento pode ser gratuito ou pago pelo próprio candidato a prop trader, variando de R$370 a R$ 7.500,00, e além disso, deve ainda passar por um critério de seleção baseado em resultados dos trades realizados e posteriores entrevistas.

Os níveis de ganhos podem variar de firma para firma entre 90% e 40% dos lucros para o trader e de 10% a 60% dos lucros obtidos pelo trader fica com a firma. Apesar de haver um recebimento de valores, o trader não é funcionário da empresa, ele é tipo um sócio minoritário. Porém no Brasil isso pode dar margens á ações trabalhistas, talvez por esse e outros motivos burocráticos esse tipo de empresa não exista em grandes quantidades em nosso país.

Nem tudo são flores. Algumas destas empresas (no exterior) podem estar sediadas em ilhas/paraísos fiscais e na hora do trader retirar seus ganhos pode ter uma infeliz surpresa de não conseguir fazê-lo. Por isso, antes de iniciar o processo é sempre bom pesquisar os antecedentes das empresas e as possibilidades de se proteger na justiça caso haja uma disputa desse tipo

Abaixo links de algumas Prop. Tradings (por ordem alfabética):



PS: De forma alguma essa é uma lista de recomendação, mas sim, apenas, uma lista para consulta sobre o assunto.





*Fonte de informações além dos sites citados acima: http://daytraderpro.com.br/site/prop-firms/
*Fonte imagem: http://www.imagenshd.com.br/wgc_media/photos/paisagens-68.jpg

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui