quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

RENDA FIXA x RENDA VARIÁVEL

Vejo muito comentário do pessoal sobre renda variável, sobre investimento em ações, opções, índice, dólar etc. Muitos posts nas redes sociais, grupos abertos, grupos fechados sobre o assunto inundam as páginas do facebook, por exemplo. 

Aí você lembra o pessoal que eles vivem num país com uma das maiores taxas de juros reais do mundo e que portanto o investidor pode e deve se aproveitar disso, só que nesse mesmo momento você vira alvo de comentários dos "experts das contas demo" tirando sarro. 

Esse post não tem intenção de despertar nada além da curiosidade e quem sabe ajudar o pessoal a abrir suas carteiras de investimentos para novos horizontes. 

Acredito que a imagem abaixo tem muito a falar por si só, mas para refrescar a memória, o período em destaque (20/03/14 a 03/09/14) engloba a fase pré-eleição, durante o qual a taxa de juros (Selic) saiu de 10,75%aa sendo "mantida" em 11%aa até a eleição. A alta da Selic voltou a ocorrer em 29/10 (3 dias após a eleição da presidente em 26/10) passando para 11,25%aa chegando nos atuais 14,25%aa em 29/07/2015.

A título de comparação, o Ibovespa nesse mesmo período saiu de 47.278 pontos para 61.837 pontos, ou seja, uma variação de +30,79%. (resultado bruto, sem considerar custos nem impostos). 

O Título Tesouro IPCA +2035 saiu de um preço P.U. de 563,52 para 850,20, ou seja, uma variação de +50,87% (resultado bruto, sem considerar custos nem impostos).

A fim de obter esses resultados, ou próximo disso, é necessário estudar, conhecer como é a precificação dos títulos públicos, saber identificar qual momento econômico estamos vivendo, a fim de escolher o título mais adequado, senão pode ter surpresas desagradáveis caso necessite fazer saques antes do vencimento dos mesmos. Clicando aqui será direcionado para um quadro resumo (simples) da teoria por trás da escolha dos títulos públicos.

Depois de ver esses números, você até pode manter seu dinheiro na poupança, mas não poderá mais dizer que não existe investimento melhor em se tratando de renda fixa e nem que renda fixa não é tão atraente quanto a bolsa.


    Tesouro IPCA 2035
    Fonte: http://tdireto.com/graficos.php


    IBOV


2 comentários:

  1. "experts das contas demo" DEMAIS! hahaha

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vlw João, obrigado pela visita e aproveite que você é jovem e surfe também essa onda dos maiores juros reais do mundo... Pode te ajudar a concretizar seus objetivos no futuro...

      Lex.

      Excluir

Identifique-se e comente aqui