sábado, 30 de maio de 2015

Estudo Setorial

Segundo o site da BMF&Bovespa, os índices setoriais têm o objetivo de oferecer uma visão segmentada do comportamento dos mercados de ações, sendo constituídos pelas empresas (listadas em bolsa) mais significativas de setores específicos, representando uma medida do comportamento agregado do segmento econômico considerado além de ser também um instrumento que permite a avaliação da performance de carteiras especializadas nos respectivos setores.

Aqui um resumo das valorizações anuais e mais abaixo um comentário índice por índice:





O primeiro índice setorial da BM&FBOVESPA foi lançado em agosto de 1996 com o objetivo de medir o desempenho do setor de Energia Elétrica (IEE).

No ano, enquanto o IBOV acumula +5,51% o setor de energia elétrica - IEEX está mais forte com valorização de +11,20%.

Abaixo vemos no gráfico semanal do IEE que o topo anterior em 31.627 pontos (01/09/2014) foi testado e chegou a ser rompido, porém não foi dada sequencia na alta. Há 2 semanas em queda pode apresentar volta de força compradora caso consiga romper a máxima desta semana (31.242 pontos). Caso continue a cair há "possibilidade" de encontrar suporte na região dos 28.660 pontos próximo a topo anterior rompido.




Numa parceria entre FIESP e a BM&FBOVESPA, o Índice do Setor Industrial (INDX) foi desenvolvido com o objetivo de medir o desempenho das ações mais representativas do setor industrial, que apesar de não estar passando por um bom momento é um dos setores mais importantes da economia brasileira. 

Empresas que estejam sob regime de recuperação judicial, processo falimentar, situação especial, ou ainda que tenham sofrido ou estejam sob prolongado período de suspensão de negociação não integrarão o INDX.

No ano, o setor industrial - INDX está mais forte que o IBOV, com uma valorização de +9,55%.

Abaixo vemos no gráfico semanal do INDX, que após longo período de acumulação lateral desde jan/13, em março/2015 o índice conseguiu romper as máximas anteriores. Encontra-se na terceira semana de queda e, caso continue, a máxima anterior em 12.898 pontos pode servir de suporte. Para cima temos 14.189 pontos como projeção 161% de Fibo.




O  Índice BM&FBOVESPA de ConsumoICON é composto pelas empresas mais representativas dos setores de consumo cíclico e não-cíclico selecionadas por critérios de liquidez, exceto as empresas emissoras de BDRs e empresas em recuperação judicial ou falência.

No ano o setor esta mais fraco que o IBOV com acumulado de +4,49%.

No gráfico semanal percebemos a sequencia de topos e fundos ascendentes, o que caracteriza uma tendência de alta, porém apresenta a segunda semana em queda com pontos abaixo da minima da semana anterior próximo a topo rompido que "pode" servir de suporte. Caso continue a queda, a região de 2.746 e 2.526 podem ser o alvo. Caso retome a alta, os alvos estão em 2.965/3.113 e 3.214 que são projeções de Fibonacci do último pivo de alta formado pelo fundo de 2.409 e topo em 2.907 pontos.





O Índice BM&FBOVESPA Imobiliário (IMOB) mede o comportamento das ações das empresas representativas dos setores da atividade imobiliária compreendidos por construção civil , intermediação imobiliária e exploração de imóveis . As ações componentes são selecionadas por sua liquidez exceto as empresas emissoras de BDRs e as em recuperação judicial ou falência.

No ano o setor está mais fraco que o IBOV, acumulando queda de -3,80%.

No gráfico semanal vemos uma sequencia de topos e fundos descendentes o que caracteriza uma tendencia de baixa. Caso continue a queda, os "possíveis alvos" estão na região dos 506 e 464 pontos. Para cima temos 568/593 e 642 como possíveis alvos.




O Índice BM&FBOVESPA Financeiro (IFNC) oferece uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento das ações das empresas representativas dos setores de intermediários financeiros, serviços financeiros diversos e previdência e seguros. As ações componentes são selecionadas por sua liquidez, exceto as empresas emissoras de BDRs e empresas em recuperação judicial ou falência.

O setor financeiro é um dos mais representativos no IBOV, após a reformulação dos critérios de listagem, sendo que no ano está mais fraca que o IBOV, acumulando alta de +4,74%.

No gráfico semanal percebemos que, após 5 tentativas, o índice não conseguiu romper topo anterior na região dos 5.886 pontos e está na sua segunda semana de queda na região de topo anterior rompido, que "pode" servir de suporte. Caso continue a queda "possíveis" alvos estão na região de 5.037 e 4.723 pontos. Perdendo essa região teremos 4.508 e 4.023 pontos. Caso retome a alta os "possíveis" objetivos estão na região dos 5.397/5.586 e 5.857 pontos (projeções de Fibonacci da última grande perna de alta com fundo em 3.710 e topo em 5.037 pontos).




O Índice Materiais Básicos (IMAT) BM&FBOVESPA mede o comportamento das ações das empresas representativas do setor de Materiais Básicos. As ações componentes são selecionadas por sua liquidez exceto empresas emissoras de BDRs e empresas em recuperação judicial ou falência.

No ano o setor de materiais básicos está mais forte que o IBOV com valorização acumulada de +8,24%.

No gráfico semanal está na terceira semana de queda e caso continue assim os "possíveis" alvos estão na região de 1.444/1.289 pontos. Caso retome a alta os possíveis alvos estão na região dos 1.629 e 1.904 pontos.





O Índice Utilidade Pública (Util) mede o comportamento das ações das empresas representativas do setor de utilidade pública (energia elétrica, água e saneamento e gás). As ações componentes são selecionadas por sua liquidez exceto as empresas emissoras de BDRs e empresas em recuperação judicial ou falência.

No ano as empresas deste índice estão com performance superior ao do IBOV, acumulando alta de +6,39%.

No gráfico semanal está em sua segunda semana de queda próximo a topo anterior rompido que "pode" servir de suporte. Caso continue assim os "possíveis" alvos estão na região dos 2.755/2.669 e 2.478 pontos. Caso volte a subir os "possíveis" alvos estão na região dos 3.099/3.291/3.386/3.627 e 3.793 pontos (projeções de Fibonacci formados pelo pivo de baixa com fundo em 2.478 e topo em 3.291 pontos).





E por último, um índice que não é setorial mas que recentemente esteve na moda das recomendações das corretoras é o Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários (IFIX) que medir a performance de uma carteira composta por cotas de fundos imobiliários que são listados para negociação nos ambientes administrados pela BM&FBOVESPA. Essas cotas são selecionadas por sua liquidez.

No ano, os fundos imobiliários listados no IFIX estão com valorização positiva de +6,06%, um pouco superior ao IBOV.

No gráfico semanal vemos que o índice está testando topo anterior na região dos 1.426 pontos com projeção deste último pivot de alta na região dos 1.437 pontos. Caso supere está região outro "possível alvo está na região dos 1.560 pontos. Para baixo temos as regiões dos 1.395/1.386/1.366 e 1.328 (projeções de Fibo). 




Maiores informações no site da BMF&BOVESPA : http://www.bmfbovespa.com.br/indices/BuscarIndices.aspx?idioma=pt-br

Estudos para Mini Índice e Mini Dolar - Pregão 30/05/2015

Com tantos rabiscos, algum tem que dar certo (hehehe).


MINI CONTRATO INDICE BOVESPA
Segue abaixo, um estudo sobre "possíveis" alvos para o mini índice Bovespa. 

Como o IBOV segue em modo de queda, os derivativos/contratos futuros acompanham a segunda semana de queda.

A região dos 52.7xx "pode" oferecer suporte. Caso ultrapassada "pode" buscar a região de preços em 52.2xx e dos 52.0xx pontos. Caso o índice volte a subir, a região dos 53.7xx/53.8xx e 54.0xx "podem" ser os alvos para segunda ou terça-feira. A ver...



MINI CONTRATO DOLAR
No caso do dolar, nesta sexta-feira (29/05) tivemos o último dia de negociação do vencimento "M15" passando no próximo pregão para o "N15" os mais negociados. Vimos a segunda semana de alta e caso continue com esse perfil os "possíveis" alvos para os próximos pregões são: 3.227<3.234<3.251 e 3.263. Caso entre num movimento de queda, "possíveis" alvos são: 3.183<3.145<3.133<3.108<3.093<3.058<3.028 e 3.008. A ver...




EUA
No mercado norte americano, os investidores estão mudando de sentimento em relação a semana passada quando estavam mais gananciosos. Agora começa a aparecer o medo, segundo metodologia da CNN que utiliza 7 indicadores. Como o índice é calculado pode ser visto aqui: http://money.cnn.com/investing/about-fear-greed-tool/index.html 




JUROS
Os juros DI1 continuam se mantendo na casa dos 13,1x. Essa informação também pode ser utilizada para ajudar o investidor a escolher o tipo de aplicação em renda fixa, se pós ou pré. Geralmemte, quando os juros estão com viés de alta a melhor opção são os produtos pós-fixados. Quando os juros estão com viés de baixa, a melhor opção são os produtos pré-fixados ou os mistos (taxa+inflação, Titulo Público IPCA por exemplo).





OURO
O metal retomou a alta nesta semana e está cotado em R$3.771,35/oz (aprox. R$ 133.030,46/kg).




Enquanto uns choram..outros riem

Bolsa de valores tem dessas coisas: enquanto algumas ações desvalorizam, outras assumem postos mais altos.

Hoje li alguns comentários em fóruns/chats/grupos fechados de investidores no facebook/skype sobre a escorregada da QUAL3,  mas quase nada sobre o pulo da TERI3.

Talvez esse seja mais um exemplo prático do "imponderável" e do porque é importante acompanhar seus investimentos em ações e também utilizar o stop loss.




sexta-feira, 29 de maio de 2015

Código Dolar e Mini Dolar

Atenção traders para vencimento dos contratos futuros de dolar e consequente alteração do código de negociação.

Abaixo uma tabela resumo. 

Para contratos Cheios





















OBS: Para mini contratos de índice trocar IND por WIN e para mini contratos de dolar trocar DOL por WDO.



INDICE
O último dia de negociação dos contratos de Índice acontece toda quarta-feira mais próxima do dia 15 do mês de vencimento. Se nesse dia for feriado ou não houver pregão na BM&FBOVESPA, a data de vencimento será o dia útil subseqüente.

Os meses de vencimento do Índice são os pares. A BM&FBOVESPA poderá, a seu critério, quando as condições de mercado assim exigirem, autorizar a negociação de vencimentos em meses ímpares.

A variação de apregoação é de 5 em 5 pontos de índice.

A oscilação máxima diária é de 10% sobre o preço de ajuste do dia anterior do vencimento negociado. Para o 1º vencimento em aberto, o limite de oscilação será suspenso nos três últimos dias de negociação.

DOLAR
O vencimento dos contratos futuros de dolar acontece todos os meses no 1º dia útil do mês de vencimento e o último dia de negociação é o dia útil anterior à data de vencimento.

A variação de apregoação é de 0,5 em 0,5.

A oscilação máxima diária é de um percentual sobre o preço de ajuste do dia anterior do vencimento negociado. Para o 1º vencimento em aberto, máximo e mínimo de 6%; para demais vencimentos, consulte Ofício Circular 128/2006-DG de 22/11/2006. Para o 1º vencimento em aberto, o limite de oscilação será suspenso nos três últimos dias de negociação.



Confirme as informações no site http://www2.bmf.com.br/pages/portal/bmfbovespa/boletim1/SeriesAutorizadas1.asp?  

Opção: mercado Futuro e 
Mercadoria: Dol: Dolar Comercial ou IND: Ibovespa.


E também aqui:
http://www.bmfbovespa.com.br/shared/iframe.aspx?altura=1300&idioma=pt-br&url=www.bmf.com.br/bmfbovespa/pages/contratos1/contratosProdutosFinanceiros1.asp

quinta-feira, 28 de maio de 2015

Estudos para Mini Índice e Mini Dolar - Pregão 28/05/2015

Segue abaixo estudo gráfico para o Mini Índice Bovespa.

Se alguém entendeu os rabiscos, por favor, depois me explique (hehehe).

No mini índice, gráfico de 30 minutos, há a possibilidade de buscar a casa dos 55.400 pontos, caso continue a movimentação de alta iniciada na tarde de ontem. Para baixo, há possibilidade de buscar os 53.415. A ver...




No gráfico intradia de 30 minutos do mini dolar há a possibilidade de buscar os 3.127 e se continuar a força de queda, quem sabe, fechar o GAP aberto entre 3.109 e 3.117. Para cima há possibilidade de buscar 3.188 e depois os 3.204 caso continue a força compradora. A ver...





quarta-feira, 27 de maio de 2015

Pontos de Pivot para 28/05/2015

Com a colaboração do meu amigo Pepsi, segue abaixo os pontos de pivot calculado de acordo com metodologia Clássica, Woodie, Camarilla e DeMark para o mini índice Bovespa:



Abaixo os pontos de pivot para o mini dolar (WDOM15)


Para entender como são calculados esses pontos de pivot visitem a página http://www.earnforex.com/pivot-points-calculator


quarta-feira, 13 de maio de 2015

Clima Economico - FGV

Segundo pesquisa da FGV o clima econômico do Brasil está fechando. 


Abaixo o gráfico ilustra a evolução da pesquisa. Em comparação com outras economias desenvolvidas e em desenvolvimento, nosso clima só está melhor que o da Rússia.





Link da fonte: http://portalibre.fgv.br/main.jsp?lumChannelId=402880811D8E34B9011D92BA032B198D

MSCI - Morgan Stanley Index

Hoje a queda das ações da BRAP4, ELET3 e GOAU4 foram atribuídas ao fato das mesmas estarem na lista de exclusão do importante índice de ações MSCI Brazil Index do Morgan Stanley.

Para ficar por dentro de quem entra e sai deste índice que pode afetar os preços de ações brasileiras, visite: 








Aqui alguns relatórios acerca da próxima revisão:







terça-feira, 12 de maio de 2015

Evento Gratuito

Evento gratuito para quem gosta ou quer saber mais sobre investimentos em renda variável. Dia 25, 26 e 27/05.

Acesse: http://portaldotrader.com.br/imperdivel


quarta-feira, 6 de maio de 2015

Tape Reading

O tape reading é uma técnica utilizada por traders para decidir se devem comprar ou vender um determinado ativo na bolsa de valores em posições que geralmente são abertas e fechadas num curtíssimo intervalo de tempo. Uma das características dessa técnica é que ela não se baseia em gráficos, mas principalmente na leitura das ferramentas do Times and Trades (ou Sales) e do Book de Ofertas. 

Como o assunto é novo resolvi postar aqui alguns links para aqueles que gostariam de se informar mais um pouco sobre o assunto separado por quem publicou (listado em ordem alfabética):


JOHN HOAGLAND


ORDER FLOW ANALYTICS


PORTAL DO TRADER


SCALPER TRADER



TRAJECTA



XP






Abaixo alguns links de plataformas que possuem informações sobre tape reading (book de ofertas, times & trades etc):


NELÓGICA




FLASHTRADER





Se conhecer mais alguma plataforma ou video que achar pertinente sobre o assunto, por gentileza, indique-os no campo comentário deste post. 

Obrigado!