Nasceu em 13/12/1957 , Nova Iorque, Bacharel em Ciências e MBA pela Wharton School, professor na Columbia Business School, professor e gerente de fundos de hedge, fundador e sócio da Gotham Capital (junto com Rob Goldstein e John Petry). É um Value Investor.
Origem do livro: Queria dar um presente a seus filhos, ensinando-os a ganhar dinheiro por conta própria.
Criou a Fórmula Mágica: Comprar “boas empresas” (alto retorno sobre o capital) a preço de barganha (alta taxa de retorno sobre lucros).
Prazo de investimento: longo (3 a 5 anos)
Se preocupa com a liquidez das ações escolhendo empresas grandes com porte mínimo acima de 100 milhões (USD) - nº ações x preço da ação.
Elimina empresas financeiras e de serviços públicos.
Carteira de 20 a 30 ações, mantidas por 1 ano (por causa da alíquota menor de impostos nos EUA). De fato, na média, a carteira da fórmula mágica tem desempenho pior que todo o mercado (seria o “sell on may and go away” ??? - grifo meu). Falhou em superar as médias do mercado uma vez a cada 04 anos, um entre 6 períodos a fórmula se saiu muito mal por mais de 2 anos seguidos. Ou seja, não funciona o tempo todo e leva de 4 a 5 anos para mostrar a que veio.
Período de teste de 17 anos (1988 a 2004), carteira com 30 ativos com a melhor combinação de alto retorno só bre o capital e alta taxa de retorno sobre os lucros = retorno anual de 30,8%. Durante esse período o mercado teve em média um retorno de 12,3% aa. Utilizou base de dados do Standard & Poor´s Compusat chamado “Point in Time”.
Começou com uma lista das 3.500 maiores empresas negociadas na bolsa dos EUA.
Designa uma posição (de 1 a 3.500) com base no retorno sobre o capital, ou seja, aquela com maior retorno teria a posição 1 e assim sucessivamente.
Em seguida fazer o mesmo procedimento com base na taxa de retorno sobre lucros, ou seja, aquela de maior retorno receberia a posição 1 e assim sucessivamente.
Por último combinar as posições e adquirir ações das primeiras da lista.
***Passo-A-Passo***
Montar carteira de 20 a 30 ações (baseando-se no critério da “Formula Mágica”).
Provavelmente não comprar tudo de uma só vez, mas sim ao longo do primeiro ano, adicionando 5 a 7 ações a cada 2 meses. Depois de um ano conforme as 5 a 7 ações forem sendo vendidas serão repostas.
Manter ações por um ano (por que é ótimo para contas isentas de impostos nos EUA).
Cuidado com a fonte dos dados. (No brasil acredito que a Economática seja uma boa fonte paga. Existe uma gratuita em www.fundamentus.com.br - grifo meu)
Acesse sua fonte de dados
Filtre o porte da empresa. Por exemplo, trabalhe com empresas acima de USD 50 milhões, USD 100 milhões. Quanto maior a empresa (> USD 1 bi), mais robustos os resultados da fórmula.
Elimine ações: financeiras, de serviços públicos e as ADR´s.
Elimine P/L <=5 (eliminar dados provenientes de resultatos provavelmente atípicos).
Elimine empresas que anunciaram lucros nas últimas semanas (minimizar dados incorretos).
RETORNO SOBRE O CAPITAL: Faça uma lista em ordem decrescente e numere as ações de acordo com ROA >= 25% (ou seja a ação de maior ROA recebe numero 1 e assim sucessivamente). Um critério mais refinado seria a substituição do ROA pela fórmula: EBIT/(Capital de Giro Líquido + Ativo Fixo Líquido)
TAXA DE RETORNO SOBRE OS LUCROS: Depois refaça esta lista em ordem crescente e numere por índice P/L (ou seja a ação com P/L menor recebe o numero 1 e assim sucessivamente). Um critério mais refinado seria a substituição do P/L pela fórmula: EBIT / Valor da Empresa
Some as duas colunas e coloque a lista em ordem crescente.
Compre de 5 a 7 ações (de 20% a 33%, ou seja 1/3 do capital para começar a testar a fórmula no primeiro ano).
Repetir o passo anterior a cada 2 ou 3 meses até que tenha investido todo dinheiro e montado a primeira carteira de 20 a 30 ativos.
Venda cada ação depois de mantê-la por um ano e substitua pelas primeiras da lista atualizada de ações (conforme critérios descritos acima).
Aqui um site que calcula diária e automaticamente a fórmula para ações brasileiras (com alguns ajustes): http://www.investidorjovem.com.br/ranking-de-acoes
========================================================================
Postado em 03/06/2010 @ http://lex10.zip.net/arch2010-05-30_2010-06-05.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Identifique-se e comente aqui