domingo, 10 de agosto de 2014

FIBR3

Caro leitor do Blog do Lex,

Que investidor de renda variável não sonhou em encontrar aquela ação que vai fazer muita grana em pouco tempo? Ou quem que goste de análise técnica (como eu) não se sentiu frustado após passar horas e horas desenvolvendo um "setup mágico" e depois no dia-a-dia não conseguiu fazer as entradas? Não é por isso, mas poderia ser, que o mercado de renda variável tem esse nome, porque, assim como nós, ele "varia". Mas ainda bem que existe aquela capacidade humana de se adaptar e criar saídas para novos ou velhos problemas. E para os mais ansiosos, ou os mais indecisos uma das opções é a "automação", ou seja, um jeito de evitar a autosabotagem do " e se". Afinal, depois de gastar tantas horas, nada mais justo que chegar a um resultado e poder experimentá-lo sem culpa ou peso nas costas, correto? Você coloca o sistema para rodar e ele "cospe" um resultado e então do nada aparece ele, o "mas, e se...". Ai pensei, se é uma metodologia tão comentada em livros, tão divulgada em cursos, tão comentada em foruns e mensagens de grupos, é porque deve ter seu valor, afinal de contas são pessoas de renome que as desenvolveram ou as ensinam em cursos que são pagos pelos participantes. Resolvi dar mais crédito para estas teorias e coloquei um sistema antigo meu para rodar num desses programas de análise técnica. Demorou um pouco, pois estou há algum tempo precisando renovar meu computador, mas mesmo assim o sistema analisou vários sinais de uns 170 ativos muito mais rapidamente do que eu faria visualmente, e então o resultado surgiu. 
Um sinal que é um dos preferidos pelo Alexander Elder (dito por ele mesmo num de seus livros). Abaixo compartilho com vocês o gráfico e o sinal. Pode ser que faça grana, pode ser que não, mas só tive que apertar o "play" e amanhã executar a entrada acima da máxima do candle semanal, com stop abaixo da mínima e "se" a ação subir esperar atingir os alvos nas retrações de Fibo indicadas. 

O computador fez a parte dele, agora só falta eu fazer a minha.



C>22.83
S<21.67 (>-$1.16  ou -5.08%)
Obj=24.05 (+$1.11 ou +5.34%)
       25.40 (+$2.57 ou +11.26%)
       26.60 (+$3.77 ou +16.51%)

Para definir a quantidade de ações eu uso a seguinte técnica: 

1) Definir um valor máximo que pode arriscar por trade. 
    Por exemplo R$200. 

2) Dividir esse valor pelo risco do trade que é a diferença entre o preço de compra e o preço do stop. Neste caso, o risco do trade é  R$22.84 - R$21.66 = R$ 1.18. Então pega-se o valor máximo que quer arriscar (R$200) e divide pelo risco do trade (R$1.18) que tem como resultado 169. Esse é o número máximo de ações para comprar a esse preço que vai garantir uma perda máxima de R$200 reais se acionar o stop no valor definido. Como gosto de operar somente lotes inteiros para evitar o mercado fracionário devo decidir se serei conservardor (comprando 100 ações) ou se estou disposto a arriscar um pouco mais que os R$ 200/reais (arredondando para cima e comprando 200 ações, pois o lote padrão desse ativo é de 100 em 100 ações).
   

Ah, já ia me esquecendo, o sinal é o cruzamento do ADX de baixo para cima do -DI (indicado acima, com um círculo, no gráfico diário, o da direita).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Identifique-se e comente aqui