sábado, 14 de janeiro de 2017

PTAX



O QUE É ?
É a taxa de câmbio real/dólar divulgada pelo Banco Central do Brasil.


COMO É CALCULADA ?
De acordo com a Circular nº 3.506 de 23/09/2010, desde julho/2011 as taxas de câmbio de compra e de venda de dólares americanos são calculadas com base em dados obtidos mediante consultas às instituições credenciadas (dealers) para realizar operações de compra e venda de moeda estrangeira com o Banco Central do Brasil.

Essas consultas aos dealers são realizadas pelo DEPIN - Departamento de Operações das Reservas Internacionais, de forma automática e eletrônica, em todos os dias úteis, da seguinte forma:

1) Realizado 4 consultas por dia, com duração de dois minutos cada, dentro dos seguintes intervalos, conforme Circular nº 3.537 de 25/05/2011:



    • Primeira consulta : das 10h00 às 10h10
    • Segunda consulta : das 11h00 às 11h10
    • Terceira consulta : das 12h00 às 12h10
    • Quarta consulta : das 13h00 às 13h10



    • Nos dias úteis em que houver horário de funcionamento diferenciado no mercado interbancário de câmbio, a definição do número de consultas e do horário de sua realização será informada aos dealers mediante prévio Comunicado do Banco Central do Brasil


2)    Cada dealer deve fornecer uma cotação de compra e de venda para a taxa de câmbio no mercado interbancário à vista, com liquidação em D+2, que melhor representem as condições de mercado no preciso instante do início da consulta. 

3)    Após a consulta essas taxas são validadas pelo BC contra parâmetros objetivos do mercado.

4) As taxas prévias de câmbio de compra/venda são calculadas através de uma média das cotações de compra e das cotações de venda fornecidas pelos dealers, excluídas, em cada caso, as duas maiores e as duas menores.


5) As taxas PTAX de compra e de venda do dia corresponderão, respectivamente, às médias aritméticas das 4 taxas prévias de compra e das taxas de venda.


ONDE ENCONTRAR
A divulgação das taxas (prévias e do dia) é feita no site do BC (https://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?frame=1  ou http://www4.bcb.gov.br/pec/taxas/port/ptaxnpesq.asp?id=txcotacao ) após cada etapa de consulta e validação.

Para saber como acessar o site do BC  e ver as cotações de qualquer dia acesse esse post e veja o passo-a-passo que fiz:




INFOGRÁFICO


RANKING
Á título de curiosidade, de todo dólar negociado "oficialmente" no país no ano de 2016, os 13 dealers representam 70% do volume.







DISCLAIMER
Essas regras vigentes hoje podem ser alteradas pelo Banco Central do Brasil. É possível acompanhar essas mudanças através do site do BC e noticiários específicos de economia. 



FONTES DE CONSULTA



Cotações das Previas e da PTAX do dia




Ranking de Câmbio por Instituições Financeiras
http://www.bcb.gov.br/?ESTATCAMBIFCRONO


Regimes Cambiais



6 comentários:

  1. Parabéns pela matéria, consolidou bem todas as respostas às minhas dúvidas. Obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Franklin, obrigado pela visita e pelo elogio.

    ResponderExcluir
  3. sempre com excelentes informações, parabéns Lex

    ResponderExcluir
  4. Ola Lex. Muito bom a explicacao, ja conhecia mas aproveitei bastante as referencias dadas.
    Voce tem o calculo do valor da ptax + taxa de juros? que ajuda a dar o valor para o wdo futuro?

    Abs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Alexandre,
      Obrigado pela visita e pelo elogio.

      Existem algumas opções, dentre as quais o FRP0 ( http://lex10at.blogspot.com.br/search/label/FRP0 ) e a rolagem DR1 ( http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/produtos/listados-a-vista-e-derivativos/moedas/operacoes-estruturadas-de-rolagem-de-dolar-comercial.htm ou em http://www.bmfbovespa.com.br/pt_br/servicos/market-data/cotacoes/mercado-de-derivativos/?symbol=DR1).

      Lembrando que quanto mais próximo da data do vencimento menor ficará o FRP0.

      Espero ter ajudado.

      Abs,
      Lex.

      Excluir

Identifique-se e comente aqui